• Blog
  • Número de colmeias não significa produção

Número de colmeias não significa produção

Número de Colmeias não significa produção!

O arranque das colmeias para produção de mel é preparado antes do Inverno. O objectivo é que as colmeias passem o Inverno fortes de forma a poder arrancar bem na próxima floração. No nosso caso  começamos com o  Eucalipto no Sul da Ilha e o Icenso a norte. 

Por experiência na nossa exploração temos tido menos baixas em apiários com abelhas rainhas novas em comparação a colméias que invernam com rainhas mais usadas e desgastadas. 

Mas no campo o cenário nem sempre é perfeito e o tempo não chega para tudo, com as crestas,  os tratamentos e as transumâncias, muitas das vezes esgota-se o tempo e a maior parte das colmeias passam o inverno com as rainhas que vem da época anterior. No arranque de uma floração vamos dando alsas as abelhas que vão enchendo os ninhos. O objectivo é ter apiários sempre equilibrados, não faz sentido colmeias produzir 30kg e outros produzir apenas 5kg ou então não produzir nada e passar a floração toda a enxer o ninho e a tentar sobreviver. 
Estes desiquilibrios podem ser provocados por diversos factores:

- rainhas sem vigor;

- enxameação; 

- ficou orfã;

- zanganeiras...

Então como fazemos:

Avaliamos todos os ninhos no desenvolvimento, número de abelhas nascidas, quadros de criação e vigor das rainhas. Se as rainhas já vinham de uma época anterior e que não cumpram com o que desejamos, tentamos substituir o mais cedo possível. Como é colmeias para produção de mel, substituimos sempre por rainhas fecundadas, além de melhorar a aceitação poupamos tempo e tempo é dinheiro. 
Passados 10 dias depois das introduções vamos vendo as aceitação e aproveitamos para equelibrar as colmeias. Faz todo o sentido que as colmeias arranquem numa floração de forma equilibrada e constante. Facilita o maneio e permite-nos avaliar o valor de cada rainha.

Existe sempre algumas colmeias que não aceitam rainha e outras que com o maneio vão ficando orfãs e até zanganeiras. Se for ainda antes ou no início da floração tentamos sempre a recuperação, com a introdução de 2 quadros de criação a nascer. Se exitir muitas abelhas velhas deslocamos a colmeia de lugar de forma a perder algumas dessas abelhas que são as que dificultam na aceitação e depois reentruduzimos uma nova rainha. Mas se já for no pico da floração em que a colmeia não tem qualquer hipotse de competir com as restantes desistimos e a utilizamos como "reforço".


Estas colmeias podem ser para desdobramentos com o objectivo de ir repondo as baixas ou na maior parte das vezes são utilizadas para reforçar as colmeias com o desenvolvimento mais atrasado em comparação as outras. O facto de trabalharmos com a colmeias reversivel, ajuda a operação de colocar como sobre-ninhos. Existe várias formas de juntar abelhas sem se matar, se for ninhos completos utilizamos 2 folhas de jornal a separar as abelhas do ninho existente com as que vamos colocar, com o tempo que as abelhas demoram a furar o jornal e limpar é o suficiente para perderem o cheiro da colónia anterior.

Quando juntamos quadros com abelhas em colmeias podemos borrifar as abelhas com um pouco de água ou então deitar um pouco de farinha sobre o quadro de abelhas, também é um técnica prática e perfeita enquanto as abelhas vão se  limpamdo umas as outras vão se familiarizando. O objectivo é ter sempre o maior número de abelhas por colmeias o mais cedo possivél e não o maior número de colmeias com poucas abelhas. 

Lei de Farrar
Total de Obreiras          10000        20000        30000       40000        50000          60000
Total de Campeiras       2000         5000         10000        20000        30000         39000
Potencial Produtivo        1kg           4kg           9kg          16kg          25kg           36kg 
de mel 

Como explica a Lei de Farrar o aumento de abelhas por colónia aumenta a produção de forma exponencial e não de forma linear como descreve o exemplo a acima. 

Qtª das Cercas com Amor, Madeira.


  • Criado em .

Contactos

Apicercas, Unipessoal LDA
Caminho da Aberta Pereirinha Nº 6
Lombada Ponta do Sol
9360-572

Tel: (+351) 925 096 282
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Quinta das Cercas - Madeira

Abelhas Rainhas


Segue-nos

© Quinta das Cercas